Todos queremos voltar ao normal, mas ainda temos que aprender a lidar com os vírus e as bactérias que representarão ameaças cada vez mais reais daqui por diante.
SÉCULO DAS PANDEMIAS — Alguns especialistas asseguram, diante dos danos causados por um vírus que era desconhecido há menos de dois anos (e que já tirou cerca de 4,5 milhões de vidas no mundo inteiro), que a covid-19 é apenas a primeira grande catástrofe deste que poderá passar à história como “O Século das Pandemias”. Cunhada pelo médico sanitarista Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde do município de Niterói, a expressão se refere não apenas aos riscos de que novas doenças transmissíveis surjam a qualquer momento como, também, à necessidade de que se tomem os cuidados necessários para reduzir (ou, de preferência, evitar) seu efeito devastador.
A VEZ DA CIÊNCIA — Sistemas capazes de atuar nessas duas frentes — a da higienização e a do monitoramento — estão disponíveis e são relativamente baratos, sobretudo diante dos benefícios que são capazes de gerar para a sociedade. Qualquer empresa pública ou privada, de grande ou de pequeno porte, com muitos ou poucos colaboradores, conta com um serviço de limpeza e dispõe de profissionais que podem, perfeitamente, ser capacitados a adotar procedimentos mais seguros.